O cuidado com quem cuida

O cuidado com quem cuida

Precisamos compreender que o ministério de liderança é uma tarefa árdua, pois o líder, pastor ou conselheiro acaba sendo envolvido por muitos problemas, adversidades, situações difíceis, e até mesmo frustrações ao perceber que não vê resultado no seu esforço em ajudar, e isso o leva a um esgotamento psicológico, físico e mental.

O líder não é uma entidade, mas é uma pessoa que esta sujeita a todas as questões humanas, e é aqui que surge a necessidade do atendimento ao pastor ou conselheiro, e essa tarefa de cuidar deve ser realizada de forma conjunta, pastor e Igreja.

O pastor precisa promover um ambiente de integração que proporcione, tanto a ele como aos demais lideres e conselheiros uma harmonia, alem de serem ministrados por outros, através de seminários, palestras de estudos e reunião familiar, podem conhecer outros lideres que os ajudem como mentor na caminhada ministerial.

A Igreja não é apenas um grupo que esta dedicada a evangelização e ensino, pois ela se identifica também como uma comunidade terapêutica, onde os membros estão vivendo em compromisso, buscando o amadurecimento, a comunhão e a assistência mútua. Desta forma a Igreja promove a cura e alivio espiritual, oferece ao líder o companheirismo ajudando-o a vencer a solidão, alem de alguma forma suprirem as necessidades físicas do Pastor ou conselheiro e de sua família.

Desta forma, tanto o papel do pastor como o da Igreja é crucial para que o líder ou conselheiro venham suportar as cargas que muitas vezes lhes são impostas. Pois quem esta cuidando dos outros precisa ser bem cuidado.